sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Espiritualidade





Um casal conversando sobre a Bíblia


O que é espiritualidade?

A palavra “espiritualidade” na Bíblia tem a ver com o modo de encarar e viver a vida. (Judas 18, 19) Por exemplo, o escritor bíblico Paulo destaca a diferença entre a atitude de uma pessoa espiritual e a de uma carnal. Paulo explica que uma pessoa com tendências carnais se concentra mais em si mesma do que nos outros. Faz o que acha ser certo aos seus próprios olhos em vez de tentar viver em harmonia com os padrões de Deus. — 1 Coríntios 2:14; Gálatas 5:19, 20.
Em contraste, quem tem uma atitude espiritual preza os padrões de Deus. Encara Jeová Deus como seu Amigo e procura imitar sua  personalidade. (Efésios 5:1) Por isso, é uma pessoa amorosa, bondosa e branda ao lidar com os outros. (Êxodo 34:6) E obedece a Deus mesmo que isso lhe seja inconveniente. (Salmo 15:1, 4) Alex, que mora no Canadá e é casado há 35 anos, diz: “No meu modo de ver, uma pessoa espiritual pensa sempre em como o que fala e o que faz afeta sua amizade com Deus.” Sua esposa, Ana, acrescenta: “Eu acho que uma mulher espiritual é aquela que se esforça todos os dias para fazer com que o fruto do espírito de Deus se torne parte de sua personalidade.” — Gálatas 5:22, 23.

Não achamos tempo.

 “Meu marido me pega no trabalho às 7 horas da noite”, diz Susana, casada há pouco tempo. “Quando chegamos em casa, ainda temos tarefas domésticas para fazer. Depois começa uma luta entre a mente e o corpo. A mente diz que temos de tirar tempo para estudar a Bíblia juntos, mas o corpo só quer descansar.”
Uma possível solução: Sejam adaptáveis e cooperadores. Susana diz: “Eu e meu marido decidimos acordar cedo para considerar um pouco da Bíblia juntos antes de sair para o trabalho. Ele também me ajuda em algumas tarefas para que eu possa ter tempo de ficar com ele.” Que benefícios esse esforço a mais traz? Eduardo, marido de Susana, diz: “Percebi que quando eu e Susana consideramos juntos assuntos espirituais regularmente, enfrentamos melhor nossos problemas e lidamos melhor com as ansiedades da vida.”
Além de estudar, é vital que vocês tirem alguns minutos cada dia para orar juntos. Como isso pode ajudar? “Algum tempo atrás”, diz Rui, casado há 16 anos, “eu e minha esposa passamos por uma fase muito difícil em nosso casamento. Mas tiramos tempo para orar juntos cada noite, expressando nossas preocupações a Deus. Sinto que isso nos ajudou a resolver os problemas e a recuperar a alegria na nossa vida a dois”.
TENTEM O SEGUINTE: Reservem alguns minutos no fim de cada dia para falar sobre  qualquer coisa que tenha acontecido de bom com vocês, coisas pelas quais podem ser gratos a Deus. Falem também sobre seus desafios, aqueles para os quais precisam especialmente da ajuda de Deus. Uma palavra de cautela: Não usem essa oportunidade para apontar as falhas um do outro. Pelo contrário, ao orar juntos, incluam apenas assuntos em que ambos precisam melhorar. No dia seguinte, ajam em harmonia com o que pediram em oração.Temos habilidades diferentes.
 “Eu nunca gostei muito de ler”, diz Antônio. Natália, sua esposa, diz: “Eu amo ler e falar das coisas que aprendo. Às vezes acho que Antônio se sente um pouco intimidado quando conversamos sobre assuntos bíblicos.”
Uma possível solução: Seja apoiador, não competitivo nem crítico. Destaque e incentive os pontos fortes de seu cônjuge. “Às vezes o entusiasmo de minha esposa para falar da Bíblia é um pouco demais para mim”, diz Antônio, “e antes eu hesitava em conversar com ela sobre assuntos espirituais. Mas Natália é muito compreensiva. Agora conversamos regularmente sobre coisas espirituais, e descobri que não preciso ficar receoso. Eu gosto de falar desses assuntos com ela. Isso tem nos ajudado a ficar mais à vontade um com o outro e a ter paz como casal”.
Muitos casais notaram que seu casamento melhora quando reservam tempo cada semana para ler e estudar a Bíblia juntos. Outra palavra de cautela: Aplique os conselhos apenas a si mesmo, não a seu cônjuge. (Gálatas 6:4) Se tiverem de falar de algo sobre seu casamento que pode gerar controvérsia, façam isso em outra hora, não durante o estudo. Por quê?
Para Jesus, aprender e fazer a vontade de Deus era como alimento. (Mateus 4:4; João 4:34) Se você trouxer à tona feridas emocionais cada vez que abrir a Bíblia, poderá fazer seu cônjuge perder o apetite espiritual. Naturalmente, vocês precisam resolver problemas. Mas combinem outra hora para fazer isso. — Provérbios 10:19;15:23.
TENTE O SEGUINTE: Anote duas ou três qualidades de seu cônjuge que você mais admira. A próxima vez que falarem de assuntos espirituais relacionados a essas qualidades, diga-lhe o quanto você aprecia o modo como ele a demonstra.

Vocês ceifam o que semeiam

Se semearem, ou cultivarem, espiritualidade como casal, com o tempo ceifarão um casamento mais pacífico e gratificante. De fato, a Palavra de Deus garante que “o que o homem semear, isso também ceifará”. — Gálatas 6:7.
Frederico e Lídia, citados no começo deste artigo, viram como esse princípio é verdadeiro. Eles já estão casados há 45 anos e sabem que a perseverança vale a pena. “Eu culpava minha esposa pela falta de comunicação”, diz Frederico. “Mas com o tempo percebi que eu também precisava me esforçar.” Lídia diz: “O que realmente nos ajudou nos momentos difíceis foi o amor que nós dois tínhamos por Jeová Deus. Ao longo dos anos, estudamos e oramos juntos regularmente. Ver o esforço de Frederico para demonstrar melhor as qualidades cristãs torna mais fácil amá-lo.”